Notícias

Somos Notícia

Media

Arquivo de notícias sobre o Projeto

National Geographic: Um forno e dois crânios

1 de junho de 2022

Achados num forno de Idanha: Em Idanha-a-Velha, foi encontrado um forno de pão com um conteúdo peculiar…

Idanha-a-velha: Mil anos de História

16 de fevereiro de 2022

O projeto apoiado pela FCT a decorrer em Idanha-a-Velha é um dos projetos de investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em destaque.

Projeto em Idanha-a-Velha financiado pela FCT

5 de fevereiro de 2021

O projeto de investigação "The historical village of Idanha-a-Velha: city, territory and population in ancient times (first century BC. - twelfth century AD)" foi um dos oito projetos a nível nacional, na área de História e Arqueologia, selecionados para financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

National Geographic: Mil anos em Idanha

1 junho de 2021

Durante mais de um milénio, Idanha-a-Velha foi um centro urbano de importância ibérica. Romanos, suevos e visigodos, árabes e cavaleiros templários deixaram a sua marca no território. Essas marcas estão de novo a emergir.

Projeto Europeu liga Idanha a Roma

16 de fevereiro de 2021

Uma “viagem” que liga a Lusitânia, no extremo ocidental do império romano, à sua capital, Roma - esta é a ideia central de um projeto em que está envolvida a Faculdade de Letras da UC. Projeto a começar no início deste ano e com trabalhos previstos ao longo de ano e meio.

Público: Não conheço sítio com uma história tão boa

15 de janeiro de 2021

O arqueólogo Pedro Carvalho lidera, com Catarina Tente, a equipa que está a redescobrir Idanha-a-Velha, encaixando histórias de romanos, visigodos, muçulmanos e Templários numa narrativa que, acreditam, irá atrair muitos visitantes à aldeia. Para já, descobriram a porta sul da antiga cidade romana, um forno de pão e dois crânios.

Batistério mais antigo da Península Ibérica

20 de setembro de 2019

Uma equipa de investigadores das Universidades de Coimbra, de Vigo e da Corunha publicou um estudo que revela a data de construção dos dois batistérios de Idanha-a-Velha, identificando um deles como o mais antigo que se conhece na Península Ibérica.

Copyright 2022 © All rights Reserved. Design por Creativestudios